Editorial: “Aureum – A nova música dançante do Rio de Janeiro” por Marcelo Abreu

O legado para a música dançante criado pelos cariocas Eumir Deodato, Marcos Valle, Azymuth (Bertrami, Alex Malheiros & Mamão), Benjor, Tim Maia,  Oberdan Magalhães (Black Rio), Robson Jorge, entre diversos outros mestres, de tempos em tempos cai num limbo midiático, não se sabe ao certo o porquê… Nem estamos aqui para tentar descobrir os motivos, mas sim para honrar e promover esta lembrança obrigatória.

No nosso entendimento, a maior homenagem que estes artistas podem receber, para além de ter sua música tocada,  é ver uma nova geração de artistas seguindo de onde eles estão deixando as coisas, e colocar tudo isso em um novo patamar para as novas gerações, esse é o objetivo do projeto AUREUM.

Para além de tocar as músicas destes caras, queremos promover entendimento do universo de uma “certa música dançante” global  e promover um novo cenário para esta nova música carioca e brasileira que está surgindo.

Cabe explicar o que entendemos por uma “certa música dançante”, a gente não abre mão de um bom beat, de um sample, não temos nada contra a cultura da música eletrônica, muito pelo contrário, mas acreditamos que a dance music pode trazer arranjos, melodias, utilizando instrumentos acústicos, sintéticos e virtuais, ter vocais(ou não) de forma inovadora e elegante. Somos avessos à banalização da nossa cena, dado que esta cena existe graças aos inovadores DJs dos anos 80, que subiram o sarrafo, tomando de assalto o mercado,  tornando global a música dos guetos.

Bruce Leroys, Nu Azeite, Carrot Green, Bernardo Pinheiro, Diogo Strausz, Leo Janeiro, Phillip A (Fatnotronic), Millus Kaiser, Trepanado, Mary Olivetti, Vivi Seixas, Barbara Boing, Rafael Yapudjian, Guinu, Maz entre diversos outros são alguns dos personagens desta nova saga da música dançante brasileira que queremos contar pra você através dos nossos canais. 

Mas não só de brasileiros vive a nossa música dançante, temos o carinho e o respeito de vários “”gringos”” que pesquisam, sampleiam, são influenciados e divulgam as nossas pérolas, entre eles cabe citar: Gilles Peterson, Jkriv, Antal, Kapote, Aroop Roy, Roland Leesker, Dam Swindle, Dicky Trisco, Soulclap, Art of Tones, Felipe Gordon, Tee Cardaci,  entre inúmeros outros.

Sigam os nossos canais:

Nos acompanhe o nosso programa na radio mood!

#brazilianboogie #sambarock #jazz #funk #soul #deephouse #disco #musicadancante #aureum

Deixe um comentário